domingo, 28 de março de 2010

És responsável por aquilo que cativas

Michel Lent é um dos mais badalados techno gurus brasileiros (embora essa "especialização" não me convença de todo): é diretor da antiga 10'minutos (hoje OgilvyInteractive), escreve o blog Viu Isso? e é um cara que é uma tremenda fonte de referências. Do Twitter de hoje, pincei uma informação que é muito interessante:

@lent farmville, 82 milhões de usuários ativos por mês.

E eu com a análise anual de 2009 do Second Life na minha cabeça: residentes ativos -- 750.000+ por mês. Um game simplérrimo, de site, dá banho no Second Life. Ok, ele está ligado ao Facebook, o maior portal de rede social do planeta atualmente. O mesmo lugar onde, há um tempinho atrás, avatares de metaversos foram banidos (e depois aceitos), pois lá se aceitariam somente "pessoas reais".

Não adianta o espernear dos fãs, caros leitores, isso é fato: a complexidade do Second Life é a maior barreira para um usuário permanecer no metaverso. Se não fosse isso, a LL não estaria investindo pesado numa campanha (depois de SEIS ANOS) para angariar novas contas de usuários -- de preferência premium (leia-se, pagantes). Vários motivos dessa impermanência existem desde 2007 (ano em que entrei no metaverso):

Baixa qualidade gráfica -- So sorry, photoshopadores de plantão, se a plataforma fosse graficamente decente, vocês não seriam o que são: photoshopadores. Qualquer moleque de 12 anos baixa games, em sua máquina caseira, nada bombada de bites e pentiums e memórias RAM, com qualidade gráfica superior. Eu mesma tenho alguns deles instalados no meu computador e não preciso ser uma geek tarada que precisa da ultimate machine em casa.

(Mas e o Windlight? Ele é lindo! E tem sombras! E tem vários tipos de iluminação! -- É, mas é um 'opcional de fábrica'. Se sua máquina não aguenta o tranco, você vai ficar sem ver. E mesmo com tudo isso, você ainda usa o diabo do Photoshop. Por sinal, vamos fazer uma campanha Dove Real Beleza pros viciados em Photoshop do SL se desintoxicarem dessa neura da perfeição da imagem.)

Baixa qualidade técnica -- Na última semana, a quantidade de vezes que os sites do SL se mantiveram 'unavailable' foi notável. Só quem é muito deslumbrado (ou não se interessa por isso), não viu. Se fosse uma vez aqui, outra ali, seria uma curiosidade. O processo vem desde o nascimento do metaverso. Em SEIS ANOS não conseguiram ainda estabilizar nada????

Complexidade do browser -- a LL pode maquiar o que for, que continua complexo. Muitos dos menus, a maioria dos usuários não faz IDÉIA do que se trata. Muito burro velho só aprendeu o que era rebake depois de mais de ano no SL. E com o advento do novo browser, em fase beta, mesmo os funcionários da LL reclamaram, pois custaram a se adaptar aos novos parâmetros. Se eles que estão imersos não conseguiram, o usuário comum vai se sentir à vontade? Acompanhemos os próximos capítulos dessa novela.

Complexidade da interatividade -- Quando você "nasceu" no SL, você 'intuitivamente' sacou como se mover, como se relacionar, como se comportar? Você entendeu de cara como funciona o inventário? Ou que você tem de desenvolver um talento e trabalhar para ter seu dinheiro virtual? Sem guia (humano, diga-se) ainda não é possível. Palmas para nossos bravos amigos da Tropa dos Lanternas Verdes, em especial, nosso amigo Roth Grut, orientando sempre com elegância e firmeza.

Hoje em dia, o foco da crítica nos blogs especializados é da falta de respeito/coerência/informação por parte da Linden Lab em relação aos Residentes. Tirando o New World Notes, muito bom em informações, mas rasteiro em análises críticas relevantes (até por ser o blog principal para o qual a LL presta depoimentos com mais frequencia), a maioria expõe com clareza as inconsistências, incoerências, fatos relevantes de economia e política in-world, além de comparações com os outros metaversos (o mais próximo deles é o Blue Mars).

(aqui um parêntesis)

Isso sem falar na discussão de "propriedade intelectual" que vários criadores mantém e que, pra nós do BG4E! é um poço de TOTAL incoerência. Achamos DIFÍCIL que uma pessoa comum gaste 900 dólares para comprar um Photoshop (pacote simples) para fazer suas criações no SL e depois cobre um preço de venda sobre esses itens em linden dollars -- sabendo que nos Torrents da vida você baixa o crack e a versão pirata do programa com relativa facilidade. Pagar caro pra não ter lucro, ainda mais num mundo real ainda em crise econômica mundial? Isso vai contra a acepção normal das palavras "prioridade" e "lucro".

(Não estamos aqui falando das criações em que a satisfação pessoal é o lucro. Existem criadores BRILHANTES no SL, mas esses em geral não colocam seus produtos à venda, visando unicamente o lucro. Visam algo bem maior.)

A maioria dos usuários de Photoshop são consumidores de pirataria -- fato. E vêm reclamar que estão sendo copiados? Como levar a sério uma criadora de uma skin que tem o nome ANGELINA, fiel à aparência de uma famosa atriz de cinema americana de mesmo nome? Essa atriz cedeu direitos de uso sobre a imagem dela para fabricação de um item que, por mais que seja virtual, está gerando dinheiro REAL para seu criador? Please, senhores, não me façam gargalhar.

No caso da modelagem de sculpties, a coisa é mais suave, pois o Blender, excelente programa de modelagem 3D, é freeware. Mas a textura de acabamento é feita no onipresente Photoshop. E voltamos à estaca zero sobre coerência de reclamação sobre pirataria X uso de software pirata/cópia do mundo real.

(fecha parentêsis. pronto. falei)

Uma opinião que me chamou a atenção é a de Tateru Nino, do Massively, site especializado em comentar vários jogos online e metaversos. A LL, segundo ela, está "encurralada" pela própria falta de firmeza e direcionamento em suas metas a médio e longo prazo. E que, quem não tem uma meta definida, acaba sendo dirigido por outros -- no caso, os residentes do SL.

As novas políticas para novas contas (premium especialmente), além da campanha em que mostra uma pessoa real e seu avatar muito semelhante, são formas de retomar o foco após anos de direcionamento disperso, desrespeitoso, ou até mesmo indiferente por parte da LL. Não precisamos nos estender muito no tempo -- quem passou pela Crise das OpenSpaces e pelo subsequente encolhimento do grid, sabe do que estamos falando.

Ano passado, várias instituições educacionais migraram para outros metaversos após a interferência da LL no principal site de informação sobre projetos educacionais no metaverso e na declaração da empresa de que "existem outros metaversos para que as comunidades educacionais possam se estabelecer livremente, além do SL". Pra bom entendedor, meia palavra basta -- Blue Mars foi o principal beneficiado com essa atitude, recebendo várias Universidades e entidades educativas.

Fica uma impressão ruim no ar -- a LL tardiamente resolve se colocar em foco, com os próprios funcionários não muito felizes com isso (pq eles vão ter de trabalhar agora XD) e com os Residentes se sentindo os "empatas" nesse processo. Por anos (SEIS ANOS) a empresa deixou o barco correr solto e agora parece querer se livrar do seu maior problema -- os Residentes antigos. Esperamos que seja apenas uma impressão e que o metaverso realmente volte aos trilhos.

Mas francamente, sem respeito e sem coerência, não acredito muito nisso.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Falta do que fazer, oficina do Inferno

Pesquisando a Wikipédia sobre cidades e estados brasucas, eis que me deparo com a informação: Cuiabá possui mais de 780 mil habitantes.

Peraí, isso que dizer que o Second Life é praticamente a capital de Mato Grosso???????

O.O