quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Esta-titicas

Sou leitora assídua do blog New World Notes, do ex-Linden e jornalista Wagner James Au (Hamlet Au no SL) e, como todo fim/início de ano, temos as recaps das notícias do ano de 2009 e o anúncio de que saíram as estatísticas da Linden relativas ao metaverso, no período Q3 (3º trimestre de 2009). A taxa de conversão de Linden dollars para dólares foi a média de 266,71.

Algumas dessas estatísticas são curiosas e gostaria de deixar um resumo delas para vocês como aperitivo -- é bom ler o conteúdo total no Blog Oficial do Second Life para mais detalhes desses dados. Não vou aqui (ainda) dar meu pitaco, porque ainda estou digerindo esses dados e, francamente, olhar gráfico é uma chatice, mesmo pra quem está habituado a eles. 

Os dados abaixo foram expressados como "sólidos e encorajadores", anunciando uma "economia forte e em crescimento". Mas um adendo importantérrimo: NÃO SÃO OS DADOS TOTAIS DE 2009, pois o período Q4 ainda não foi divulgado e essas impressões podem mudar totalmente. 

Não foram levadas em consideração aqui as novas políticas de taxação do XStreet e do banimento de marcas RL replicadas sem autorização dentro do SL -- quem gosta de tênis Converse, por exemplo, que corra, os dias estão contadinhos.... Ou então, se contente com o genérico com etiqueta de camelô, e chinês ainda por cima!  X-D

1) $ 150M de dólares de movimentação total user-to-user (54% a mais do que o mesmo período de 2008, mas 4% em relação a Q2 2009)

2) Atividade do LindenX (compra e venda de Linden dollars) em 29M de dólares.

3) O valor total de vendas no XStreet foi a 420M de Linden dollars (1,6M de dólares aprox.)

4) Horas de uso: ficaram em 118 milhões horas/usuário -- um declínio em relação ao 2º trimestre (126 milhões de horas), por conta das novas políticas para bots da LL.

5) Uso do voice (VoIP) pelos Residentes chegou a 3,1 bilhões de minutos.

6) O número de logins repetidos por unique user ficou na casa dos 750k (ou, pouquinho mais de 750 mil Residentes que logam repetidamente e que estão efetivamente ativos no metaverso).

7) O pico de usuários logados ao mesmo tempo foi de 77.367, contra 88 mil em Q1 e Q2 -- atestando mais uma vez as novas políticas sobre bots no SL. A média de residentes logados ao mesmo tempo ficou em 54K.

8) SPOTLIGHT: o número de usuários internacionais (leia-se: não-americanos) indica a natureza global do Second Life.

  • Os americanos respondem pela maior fatia de transações user-to-user (37%) seguidos  por Itália (8%), Alemanha (8%), França (7%), Grã-Bretanha (4%) e Japão (4%). O Brasil fica em 10º lugar (2%). Mas isso significa que a maioria dos usuários investidores são não-americanos e representam 63% do total.
  •  O número de horas dispendidas no SL tb é maior nos EUA (41%), seguidos de Alemanha (9%), Grã-Bretanha (7%), França (5%) e Brasil (4%). Isso tb significa que os não-americanos formam 59% da massa dos "socializadores".

9) Estabilidade contínua: em relação a períodos anteriores, o downtime até Q3 de 2009 é de 0,15% do tempo total. Downtime refere-se ao tempo perdido em rolling restarts, shutdowns de emergência  e manutenções.

10) A extensão de terras virtuais ocupadas (aluguel/compra de regiões) chegaram a 1,8B de m². Em relação a outubro de 2007, pré-Crise das OpenSpaces, a queda é de 6%.

  • O total de Private Regions é sinalizado em 23.566 ilhas, mas o gráfico tb mostra a discrepância do número de OpenSpaces/Homesteads em relação a outubro de 2008 (Crise das OpenSpaces).
Por enquanto é só, pessoal. Daqui a pouco vamos tentar entender o que essa maçaroca realmente significa.


Nenhum comentário: