terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Madalena, tu não quer que eu volte!"

Não sei se vocês se lembram desse bordão, que pertencia a um personagem do Jô Soares chamado "Sebá, o exilado", que comentava a abertura política nos idos dos anos 80 no programa "Viva o gordo". Pois é, nesses dias de exílio voluntário do Second Life, Lucrecia, ela mesma meio bissexta porque viciou num joguinho de matar monstrinho (lamentável isso, eu sei), tem sido meu, digamos assim, "canal de informação" sobre o que anda acontecendo lá pelas bandas do Império Linden, que a cada dia me parece mais estar virando uma espécie de "Reino de Mordor" virtual.
Primeiro Lu me avisa que Philip Linden "is no more Linden CEO". Como assim, gente? O cara tirou o dele da reta? Ele avisou no fim do SL6B que ia mudar algumas coisas e nem tudo ia ser fácil... mas ele sair da empresa que fundou e ir para outra, também criada para o Second Life é sinal que tem sim algo de podre no reino da Dinamarca.
Até aí, morreu Neves enforcado no pé de couve... mas depois disso ela me avisa que as regras do SLxtreet também mudaram, e mudaram para prejudicar quem coloca freebies, além de garfar mais ainda quem usa a ferramenta para vender.
Eu não escondo que tenho uma imensa antipatia pelos "grandes criadores do SL". São eles que mantém blogs escrotos como aquele medonho shoping cart disco e que fazem bullying contra blogs como o freebie telegraph, que dava notícias sobre freebies bons e não-piratas. Pois é, criaturas como a Olivia Redgrave (eu acho que é esse o nome) que não pode ver UMA skin nova no mercado que logo acusa de pirataria - nem sempre com justiça, diga-se de passagem - têm um discurso todo prontinho sobre como os freebies "prejudicam os negócios" e de tanto repetí-lo conseguiram que o maior site de vendas para o SL adotasse uma política que não só desistimula como impossibilita que se coloque qualquer produto freebie lá sem prejuízo: para colocar um item free paga-se 99L e para cada compra, além da remuneração que passou de 6% para escochantes 20%, paga-se uma taxa de mais 3L.
Esse bando de cretinos, só assim dizendo, aderiu ao velho discurso de que "dar de graça prejudica os negócios". O que prejudica mesmo o negócio é burrice e má administração. A Genesis da Ryker Beck, que tem lindas skins, vende para caramba e é ultra generosa com gifts e freebies. Porque o item free dela permite avaliar a skin para valer. Desestimular a política da Ryker é desestimular a própria Ryker em favor dos mega monstros que acham que o SL é só deles.
As skins da Redgrave são carésimas e foram feitas a partir de fotos de pessoas reais - que não recebem um tostão por essa "pirataria de imagem". Se o SL ficar cada vez mais na mão desse tipo de "criador" vai ser o começo do fim, porque o catador de freebies enche o jogo, compra o que ele acha de fato bom e interage com muita gente. Se ele não tiver mais freebie para catar, vai embora por falta do que fazer e o jogo que já está sofrendo uma evasão grande vai ficar ainda mais às moscas.
Como se isso tudo não bastasse... ainda vejo que o Moda SL, que abrigou o freakshowroom, o pornosophy e o GodArt deve fechar, e muitos usuários que eu conheci também estão away. Lucrecia me diz ainda que Tiamat avisou que a Linden dissolveu o corpo de mentores, que agora não existem mais usuários voluntários credenciados pela linden para ajudar os residentes. Vocês ouviram bem; é cada um, por si, gente.
O que vai sobrar do SL para mim, gente? Às vezes me lembro do marcio Moo falando do desencanto dele e penso se não estou desencantando também. Não consigo ficar como aquele pessoal deslumbrado que acha que para tudo ficar lindo basta tirar meia dúzia de fotinhos, tacar no photoshop e bancar o artista. Como estudei história da arte na faculdade durante dois anos eu sei que um artista não se faz da noite para o dia, principalmente com discursos carregados de pedantismo.
Por mais que me recorde dos momentos legais e das risadas que dei graças ao SL, a cada ia sinto mais e mais que devo ser critica e enxergar que não estamos mais na fase de achar tudo lindo e maravilhoso. Mudou a relação da Linden com o usuário, mudaram as relações humanas no SL e cada dia mais acho que essas relações precisam evoluir de outra forma que não seja a de substituir tudo de real por algo mais lindo, perfeito e brilhante, porém virtual.

2 comentários:

anthropological-blues disse...

Ótimos comentários sobre o SL. Que falta faz ler suas análises feitas de uma forma direta, franca, ácida e/ou irônica, e sempre escrita de uma forma engajada, interessada. Já há mto tempo não tenho informações decentes ou críveis sobre o SL. Me parece que os blogs/foruns continuam a viver no mundo da fantasia ou então sucumbiram com o afastamento das pessoas que tinham algo a dizer.

Aline Carneiro disse...

O que acontece é que as pessoas não estão vendo o óbvio: não dá para achar que o Second Life é só estética. Somos seres humanos interagindo virtualmente, né? Essas relações precisam evoluir de alguma forma, ou o second life morrerá.