terça-feira, 20 de abril de 2010

Confesso que cansei.

Eu estou para escrever este post há mais um menos um mês, mas venho protelando por conta de assuntos mais importantes na RL, mas como tive uma pausa no meu turbilhão decidi postar logo agora, ou não postarei nunca.
Finalmente percebi porque não consigo mais ter muita vontade de conectar no SL, e porque conectada não passo mais do que 1 hora onlone, quando tanto. O fato é que cansei.
Em outubro do ano passado, quando me preparava para casar, já estava meio cansada. Por mais que eu estivesse me divertindo fazendo a revista, concluir o último número publicado da BG Magazine foi um parto, tanto para mim quanto para Lucrecia. Temos ambas maquinas boas, pois somos profissionais de design, porém, o lag andava tão irritante que determinados lugares eram um suplício só de estar.
Não foi à toa que o último Burning Life, que estava rolando nessa época, foi um fracasso, pois, tanto em termos de Lag quanto de conteúdo, foi o pior de todos os tempos. Desastre anunciado, diga-se de passagem, quando se via os papos no grupo do evento ainda nos preparativos: muita gente mandando, um excesso de coordenadores, construtores... enfim, muita gente querendo ser importante, muito cacique para pouco índio. O resultado foi aquele desfile de mau gosto pontuado por poucas boas idéias e que ainda teve como cereja do bolo o uso livre de copybots nas áreas supostamente seguras do evento.
Além do lag, eu comecei a perceber que nada do que era ruim no SL melhorou, tirando a aparência dos avatares. A política escrota da Linden replicada por muita gente que pratica relações comrciais no SL não mudou nada, pelo contrário, só tem piorado. Muita gente entra no SL para ganhar grana, mas a maioria deixa rios de dinheiro lá, seja montando avatar ou alugando espaço, que cedo ou tarde vão parar nos confres da linden com zero de investimento em quem realmente faz o SL: as pessoas por trás dos avatares. Essa coisa de nunca conseguir reclamar e ser atendida cansa. Ser atendida por gente que te trata como idiota, ficar seguindo tickets de reclamação em seu interminável trâmite... a linden quer mais usuários premium, mas trata esses mesmos usuários como se fizesse um favor a eles ao simplesmente existir. Depois que amigos meus foram injustamente bloqueados, sem chance de defesa, meus olhos se abriram quanto a isso.
Sinceramente, minha paciência com o assunto "copybot" também se esgotou. E aí cabem várias considerações: cansei de ouvir as pessoas vilanizarem quem usa copybot sem o mínimo senso crítico e sem questionar o que leva a isso. Muitas das pessoas que criam no SL usam software pirata, lesando as empresas de software, outras, pegam foto da angelina jolie e com o mesmo photoshop pirata fazem skin com a cara de alguém que nem sabe que tem sua imagem usada dessa forma. Todo mundo se preocupa em dar inspect em Deus e o mundo procurando item copiado para dar report, mas não se pergunta porque a Linden, em quase sete anos de atividades, não foi capaz de criar um sistema que proteja os itens criados por usuários. Finalmente, a mesma ausência de senso crítico faz com que gente de má intenção espalhe que fulano ou sicrano é copiador arrebanhando dezenas de OTÁRIOS para reportar e prejudicar eventuais desafetos na base da delação mentirosa. Aconteceu com um amigo meu, eu relatei aqui. o cretino mau intencionado que o reportou o fez provavelmente por causa de uma rixa pessoal (envolvendo uma menina, aliás) e se deu muito mal comigo, que percebi as contradições na sua fala e não reportei ninguém, porque não tenho titica de galinha na cabeça e nem sou maria vai com as outras.
Outra coisa que me irrita, é essa coisa de odiar copybot mas achar normal copiar itens da RL no SL, e até mesmo marcas. Fiquei um dia vendo uma que copiava descaradamente a Dona Karam e a Calvin Klein e que recebia palminhas de toda lindenteligentsia como se fosse uma grande estilista de sucesso. Copiar idéias e conceitos alheios é tão escroto e vergonhoso quanto usar copybot. Se você olhar as principais revistas do SL verá que nenhuma delas tem nada de novo, todas tem projetos editoriais copiadíssimos de revistas da RL, sendo que algumas são um pouco mais caras-de-pau e copiam até mesmo outras revistas do SL. Nossa brincadeira com cartazes de cinema foi descaradamente copiada numa revista de moda no mês seguinte e meu artigo "Eu, avatar" foi plagiado recentemente, fora outras pequenas e grandes chupadas que eu presenciei por aí. Tem muita gente muito vaidosa no SL, mas poucas realmente podem se orgulhar de criar alguma coisa.
E vaidade toca em outro ponto: quanto desfile de ego supernutrido de gente que tem RL frustrada eu testemunhei no SL! É tanta gente que acorda dizendo "ai, que saco, que merda de vida eu tenho" e no SL investe entre 50 e 100 reais por mês para se sentir milionário e humilhar os outros! Quanta gente metida a intelectual que odeia pessoas que demonstram de fato ter cérebro, quanto designer de mala direta se achando diretor de arte porque tem meio projetinho de sucesso no SL. Essas pessoas de fato me cansaram, posso até dizer: no sl vocês me venceram, gente. Desfrutem do prêmio de continuar sendo grande coisa no SL e merda nenhuma na RL porque é exatamente o que vocês merecem!
Some-se a isso tudo um sumiço generalizado de pessoas que eu realmente gostava no SL, sobrando muito poucos amigos de fato conectando sempre. O SL é um lugar para se viver socialmente. Acho que a maioria dos que eu sinto falta foi vítima dessa mesma síndrome de cansaço que me acometeu. Alguns eu ainda converso pelo msn e com os poucos que ficaram no SL eu falo entrando de vez em quando para matar a saudade. Só continuo fugindo das drama queens.
Como disse Lucrecia a mim um dia: dez dias sem entrar no SL são dez dias sem ser incomodado pelos dramas alheios! Não que eu esteja dizendo que tomei nojo do SL e nunca mais vou entrar. Só que me desintoxiquei do SL enquanto ´vício, e não porque estou com uma "maravilhosa RL". Meus problemas ainda estão aqui do lado de fora como sempre estiveram! Eu passei para um excelente concurso público e vou ter que provar na justiça que mereço a vaga por conta de um entrave burocrático idiota que detalharei em um futuro post, estou grávida de quase cinco meses e tenho que administrar trabalho, pré-natal, vida doméstica... tudo com um plano de saúde empresarial muito do mais ou menos e uma renda familiar que está longe de ser faraônica. Tenho enfrentado tudo com o mesmo bom humor que enfrentava quando estava no SL, sem acordar jamais dizendo "RL sucks!". Tenho vivido a minha primeira vida com o mesmo gosto e garra com que vivi a segunda vida... com a diferença que agora não tem esse negócio de bancar o avestruz e enfiar a cabeça no SL para fugir de alguma coisa.

Nenhum comentário: