terça-feira, 11 de maio de 2010

A lição Retrology - como fundar, administrar e fechar um Sim

Tanto tempo fora do Second Life me fez perder a despedida de um dos mais criativos e bem sucedidos sims surgidos no SL: Retrology fechou as portas em abril, depois de dois anos e oito meses de sucesso no grid. Sucesso do começo ao fim, porque a ilha não acabou por causa de dificuldades financeiras (como 90% das ilhas que fecham) ou baixa de tráfego, mas por problemas de saúde da sua principal administradora e idealizadora: Jhunzen Ketsugo, a magnífica DJ Ket-su, Ketsy para os amigos, que eu considero uma amiga e adoro como se a conhecesse na RL.
Eu conheci o Sim em setembro de 2007, quando encantei-me pelas construções e pelo conceito do SIM, que lembrava a cidade de Hill Valley dos anos 50 no filme "De volta para o futuro". Além de ser um lugar graciosíssimo para se estar e fotografar, o Retrology tinha unidade, graças à visão criativa da construtora principal, Anessa Stine, irmã gêmea de Ketsy. A aquisição e manutenção da ilha foi um empreendimento de sucesso graças aos esforços de Anessa, Ketsy e seu então marido Draco Tatsu. Na BG 4 entrevistei todo staff do sim e achei encantador a forma "família" com que eles cuidavam não só de Retrology como do Pin Ups Night Club, uma das principais atrações do SIM e que tinha festas diárias de sucesso, graças à dedicação total de Ketsy.
Para ela, o SL era uma terapia dos problemas de saúde que tinha na RL (e raramente comentava). Ela e Draco eram um casal que havia transcendido o SL e transmitiam um amor real. No fim de 2009 o relacionamento acabou mas eles continuaram mantendo o SIM quase da mesma forma, com algumas diferenças: o Pin Ups deixou de ter eventos diários e sentia-se no ar que algo havia mudado.
Financeiramente, o SIM se manteve até o fim, com pouquíssimos espaços vazios e lojas como a Ivalde, a Artillery e a Pin up dolls que estiveram lá por toda história de sucesso da ilha. No fim, Ketsy postou um longo e doloroso post no blog retrology explicando que PRECISAVA dar atenção às questões de sua saúde na RL e que o fim do SIM foi pensado e repensado. Dando uma lição em qualquer pessoa que pretende ter uma ilha no SL, ela não usou aquela política ridícula de "no refunds" e devolveu todos os aluguéis adiantados dos lojistas e residentes. No fim, Retrology teve uma grande festa de despedida, que eu infelizmente perdi, no Pin Ups. Um fim digno e apoteotico para um dos melhores e mais criativos sims do grid.
Estou triste de ver que mais um dos meus lugares favoritos no SL se foi. Como disse Lucrecia, enquanto crescem no SL os modernosos do mal, aqueles que vivem dizendo que estão mudando tudo no SL mas fazem tudo igual, os bons, os criativos, os realmente bem sacados estão cansando. É mais uma trombeta do apocalipse que toca no mundo linden. Esperemos que role uma mudança para melhor, ou em pouco tempo não teremos mais SL. Pelo menos não o SL pelo qual um dia nos apaixonamos.

Nenhum comentário: