quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dicas para arrumar um portfolio!

Estou mexendo no meu portfolio só de onda, para publicá-lo no Issuu e resolvi compartilhar algumas dicas que um sujeito que analisa currículos numa agência me deu (ele mepediu para não publicar o nome dele por razões óbvias...)
1) Você pode arrumar o seu portfolio usando dois critérios: ordem cronológica ou hierarquia de importância. Se usar o primeiro critério, comece com os mais recentes, deixando as datas bem visíveis, para que fique visível a evolução do seu trabalho. Arrumar o portfolio assim ajuda a dar uma compreensão da sua trajetória profissional. Se preferir usar o critério de importãncia, preferencialmente consulte alguém já colocado no mercado para que ele ajude a hierarquizá-los. Esse tipo de arrumação só é aconselhável se você já fez pelo menos dois trabalhos de grande impacto, de grande relevância, mas é desaconselhado se o impacto do "mais relevante" fizer o "menos importante" parecer, na verdade, medíocre.
2) Quantidade não é qualidade, filtre o que vai para seu portfolio. Lembre-se que quem vai olhá-lo tem outros para olhar e não quer ficar de saco cheio. Se você fez uma revista de moda, um logotipo, um catálogo, um encarte de supermercado e um folder de mala direta, coloque apenas os três primeiros. Se não tiver mais nada, corte ou reduza em importância o que tiver mais "cara de varejo".
3) Tem dez trabalhos do mesmo tipo? Use só os dois mais importantes e coloque os outros, apenas se seu portfolio for MUITO pobre, em forma de thumbnails.
4) Quem trabalha com web, deve mostrar apenas uma captura da página inicial, se o portfolio for virtual, os sites vão todos em link.
5) Parecer versátil é bom. Mas se você é um designer que ilustra, por exemplo, divida seu portfolio em dois, um para design e outro para ilustração.
6) Salvo se você estiver em início imediato de carreira, não ponha trabalhos de faculdade no seu portfolio. Porque por mais que oriundos de um lugar que simula um ambiente profissional, os trabalhos de faculdade foram criados em condições muito diversas do mercado.
7) Apenas ilustradores devem colocar trabalhos muito personalistas em seu portfolio, se executados de forma marcante. O design de um fan movie pode ser muito bom, mas não é um trabalho profissional, por exemplo. Hobby não entra como trabalho em portfolio sério.
8) pode resumir o caminho para execução do trabalho, mas pelo amor de deus, não anexe um memorial descritivo dele!
9) nunca coloque trabalhos com erro de grafia ou escrita no seu portfolio, mesmo que "o erro não seja seu".
10) Um designer com uma carreira muito longa deve ter cuidado para não fazer seu trabalho parecer anacrônico. O ideal é mencionar em hierarquia mais baixa trabalhos mais antigos, para ilustração esse critério não vale, porque a ilustração é um trabalho cujo "peso artístico" costuma ser maior que o "peso técnico".
11) faça uas versões de seu portfolio: uma sucinta e uma detalhada. Mas detalhada não significa um portfolio de 200 páginas. Releia a seguna frase da dica #2.
12) apresente seu trabalho de forma criativa, mas nunca pirotécnica ou muito mirabolante. Voce não sabe o nível de paciência do examinador para esperar uma introdução animada de 26 segundos demorar para carregar 2 minutos.

Um comentário:

Sonia disse...

OI! Achei muito legal sua forma de ajudar, pena que pra mim não dá muito, pois eu estou procurando algo diferente, pois é um curso de Educação Infantil, e gostaria de saber se eu poderia usar coisas de scrapbook ligado ao assunto, tipo para dar uma ilustrada.
Será que vc saberia me responder isso?
Outras do grupo estão fazendo a parte escrita e eu fiquei com essa parte, elas querem que eu use coisas de scrap para ilustrar, mas que dúvida!!! Se puder me ajudar obrigada, mas se não puder, valeu ter te conhecido,bjs Sonia