sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sobre originalidade, cópia, plágio e ineditismo...

Estive recentemente com a turma muito antenada que está investindo no projeto de ajuda a avatares brasileiros, com intuito de ajudar noobies a evitar os problemas de cópia, roubo, enfim, tudo aquilo que´tem sido o principal calcanhar de aquiles do SL Brasil.
Ora, é belíssimo ver que em vez de ficarem cuspindo na bandeira dizendo que isso "é coisa de brasileiro" tem gente que está indo a luta para educar DE VERDADE e não simplesmente tratar noobie como retardado falando: cuidado com o produto roubado!
Eu detesto gente que é só discurso e zero ação. E isso é o que eu mais vejo no SL. Como tem gente que só sabe falar que os outros roubam texturas e que não examina a sua própria consciência. Ora, não existe só o copybot mecânico, existe imitação na cara dura.
Já viram quanta gente faz mais do mesmo no SL, só repete o que os outros fizeram primeiro, normalmente com menos competência? Falei da banalização da palavra caráter, mas tem outra coisa: a falta de mancômetro. É extremamente irônico ver gente que cospe marimbondo contra cópia de conteúdo por aí que, por outro lado fala que baixou a temporada do seriado tal e ta doida para assistir. Essas mesmas pessoas são as que tratam suas imagens num photoshop baixado via bittorrent e que copiam na cara dura coisas da RL e do Sl nos seus projetos, se vendendo como pessoas criativas e honestas (que na verdade baixam conteúdo protegido e copiam idéias alheias).
Eu tenho orgulho de uma coisa: quando eu e lu começamos a revista éramos praticamene noobies, mas, ainda assim, todo projeto gráfico e editorial da revista foi sendo elaborado por NÓS DUAS com o mesmo peso, quebrando o pau de vez em quando e respeitando sobretudo a inteligência dos residentes. Nem noobie gosta de ser tratado como retardado.
Eu me orgulho muito do que fazemos na BG. É muito legal ver que somos diferentes da massa até no logo, que segue uma linha meio bahaus, fugindo daquela estética extrusão+glow que você já viu no logo de QUINHENTAS revistas do SL e que já foi apontado por profissionais sérios do design como o ilustrador Renato Alarcão como FIRULISMO CAFONA.
Tem coisas chatas, mesmo. Já tentaram puxar o tapete da BG de toda forma, seja sondando anunciante nosso, seja copiando a forma como promovo a revista desde janeiro de 2008, fazendo capturas e postando no flickr, até o ataque pesado do tipo "não pode ter totem da BG aqui. Porque não pode".
Territorialismos à parte, com todo atraso típico da BG, que atrasa porque é capitaneada por duas pessoas que tem vida profissional real e se dedicam mais a ela do que a um hobbie, ela segue como sendo uma revista muito querida e muito comentada. Quase duas mil views a última edição, sobre a crise e uma outra no forno que só não saiu ainda porque eu ando muito ocupada com meu casamento na RL. Falei um dia para a Lu: se o preço de ser "primeira revista no SL" é viver estressada, histérica e só logar pra trabalhar eu fico em segundo, terceiro, amarradona. Minha tranquilidade não tem preço.
Mas a BG segue, e as pessoas amam a gente sobretudo pelo nosso olhar bem humorado sobre o SL. Se você tiver um pouco de senso crítico e olhar à sua volta no SL vai ver que tem muita coisa para rir. Há fontes de humor por toda parte, não se restringem àquela piadinha infame gasta de chamar usuário de SL de punheteiro mal casado.
Visualmente eu olho para trás e vejo que erramos e acertamos em várias matérias, mas EVOLUÍMOS. Não ficamos repetindo formuletas e nem lambendo fotinho por falta de assunto textual e visual. Quando pegamos imagens e/ou referencias CREDITAMOS e não ficamos arrotando por aí nos vangloriando da nossa criatividade.
Deixamos isso para quem no fundo sabe que não consegue trabalhar sem referência e sem repetir o que já foi feito antes, e que esconde isso se esmerando no acabamento que resulta num bolo enorme e confeitado, cheio de glacê e lindíssimo, mas absolutamente sem gosto e que tem sua reeita cipiada de mil outros bolos que foram confeitados antes desse.
Para terminar o post, só para bons entendedores, uma referencia visual que eu já vi por aí repetida sem crédito por uma pessoa que se acha muito criativa mas que ñão é capaz de fazer nada que não tenha sido feito antes. E não é a único copybot sem script dela, mas é uma das mais flagrantes. Não vou nem postar as outras, ou ficaria na cara demais quem é a "artista"...
http://www.bastaclicar.com.br/cinema/images/cg/492.jpg

Nenhum comentário: