quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Réquiem para uma grande revista!

Não estou semeando o pânico - não estu anunciando o fim da BG magazine - até porque pretendemos continuá-la depois do meu "recesso". Este post é para lamentar o fim de uma das melhores revistas do SL, a melhor das que levavam o metaverso a sério: a Role Magazine anunciou que a edição de novembro de 2009 (número 12) vai marcar a despedida da publicação. Os editores alegam RL cheia e tudo mais que tira não só eles, mas qualquer pessoa, do Second Life. Preferiram parar a fazer uma revista meia bomba por mês - o que eu acho bem sábio.
Devo dizer que eu lamento muito isso. Como editora de uma publicação, sei como é difícil fechar um número interessante por mês sobre o SL, principalmente quando você quer falar de coisas relevantes, não apenas ficar enchendo a bola de pseudoartista ou ensinando a editar saia de prim - não que isso seja errado ou ruim, só que já tem 50 revistas com esse mesmo discurso, armadilha na qual a Role jamais caiu.
Eu não era apaixonada pelo projeto gráfico da Role, devo confessar: achava pouco inventivo e sentia falta de ousadia, porém, o conteúdo - coisa que é muito mais importante - sempre me atraiu. Porque é melhor uma revista de excelente qualidade e projeto correto do que uma revista que só fala abobrinha envolta em glow. Como sabemos, zero é o único número que multiplicado por outro resulta sempre nele mesmo. Se a role fosse mal escrita ou dissesse o óbvio, podia ter um projeto super ousado que ia continuar valendo zero.
Mas não era o caso: pelo menos seus editores tinham noção de como se torna um texto longo atraente visualmente, e evitavam aquelas quebras irritantes como linhas órfãs ou linhas viúvas, o que já é alguma coisa num universo onde algumas publicações chegam a colocar margens de um milímetro e massas de texto que ocupam toda a mancha gráfica. Eram econômicos com fotos, mas generosos com idéias e tinham entre seus colaboradores gente que realmente entendia do riscado: a blogueira portuguesa ana lutetia, encarregada de moda e citada até em reportagem da BBC sobre o SL em 2006 era uma dessas pessoas.
Terminei de ler o ultimo número da ROLE certa de que essa é uma publicação que vai deixar saudades e uma lacuna entre as revistas publicadas em inglês, acreditando cada vez mais que estamos testemunhando o fim do Second Life como nós o conhecemos. Acho que os mundos virtuais estão só começando, mas o Secobnd Life está, de fato, destinado a ser o dinossauro entre eles.

Nenhum comentário: